DAFB

Quem somos

Somos um coletivo de mulheres (cis e transgênero) e homens transgêneros que compõem as equipes de Direção de Fotografia do audiovisual no Brasil, criado para organizar xs profissionais do mercado e fortalecer e estimular a nossa participação nesse segmento.

Manifesto do coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil

A Direção de Fotografia é uma das funções dentro do setor audiovisual que menos emprega mulheres no mundo. No Brasil não é diferente. Muito se evoluiu na percepção e discussão sobre a divisão de trabalhos na sociedade, e se é inegável que houve avanços, especialmente em algumas áreas, a desigualdade de gênero é ainda muito evidente no nosso setor. De acordo com os dados disponíveis, fizemos os seguintes gráficos que permitem uma melhor visualização do cenário atual:

Distribuição por gênero das diretoras de fotografia em longa metragens de ficção no Brasil de 1995 a 2015

Percentual de mulheres em equipes de fotografia de longa metragem de ficção no Brasil de 1995 a 2015

A Direção de Fotografia é uma profissão vista como masculina, e por isso tem sido dominada por homens quase que totalmente. Mas a única coisa que difere um homem de uma mulher é a oportunidade. É necessário que as pessoas que trabalham com audiovisual percebam e se sensibilizem com esta situação pra que alguma mudança ocorra. Estamos em 2016 e precisamos equalizar esses dados. Por isso, nós, mulheres diretoras de fotografia, criamos um coletivo, DAFB – Diretoras de Fotografia do Brasil, e um site onde, por enquanto, constam o nome, perfil e contato de diretoras de fotografia atuantes no mercado. Convidamos todas as mulheres que trabalham em equipes de Fotografia, indiferente da função, a se somarem a nós. Com esse coletivo pretendemos discutir a questão da inserção feminina no mercado audiovisual, trabalhar medidas que promovam essa inserção e disponibilizar os portfolios e contatos das profissionais que atuam no mercado audiovisual brasileiro.