DAFB

DAFBs na 23º Mostra de Cinema de Tiradentes

Várias membras do coletivo estiveram presentes na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que aconteceu entre os dias 24 de janeiro e 01 de fevereiro de 2020. Confira abaixo as participantes e as premiações. 

A diretora de fotografia Lílis Soares recebeu o Prêmio Helena Ignez, que é oferecido pelo Júri Oficial a um destaque feminino em qualquer função nos filmes das mostras Aurora e Foco. Lílis participou com três trabalhos na Mostra; os curtas “Ilha de Calor” e “Minha história é outra” e o longa “Um dia com Jerusa”. 

O texto do Júri Oficial destacou “o que ela tem feito, articulada em coletivos, como o Coletivo de Diretoras de Fotografia do Brasil, ao qual o júri estende sua homenagem, é um cinema que assume para si a responsabilidade de enfrentar não apenas uma disputa de narrativas, mas o agenciamento de uma sensibilidade preta”. No agradecimento, emocionada, Lílis desejou um cinema brasileiro com mais mulheres e mais pessoas negras na criação.

Nay Mendl e Rosa Caldeira receberam o Prêmio Canal Brasil de Curtas com “Perifericu”, que retrata o cotidiano de um grupo de amigas LGBT no Capão Redondo, bairro da periferia de São Paulo. Nay também foi diretor de fotografia do curta “Raízes”, selecionado para a Mostra Praça, que resgata a ancestralidade negra e a história do povo negro brasileiro.

Irene Bandeira fez a direção de fotografia da unidade de Fortaleza em “Canto dos ossos”, grande vencedor da Mostra Aurora, um horror trash que faz uma alegoria social das marginalidades dos corpos LGBTs.

Também presentes na Mostra Aurora estão os longa “Pão e gente”, fotografado por Giovanna Pezzo, “Mascarados” com direção de fotografia de Wilssa Esser e “Ontem havia coisas estranhas no Céu” fotografado pela Flora Dias. 

Entre os curtas estivemos representadas por Mariane Nunes Nuna e Taís Nardi, que dividem a fotografia no curta “Sem asas”, Paula Rocha em “Sábado não é dia de ir embora”, “Em reforma” teve a fotografia de Sylara Silvério, Luciana Baseggio em “Deserto estrangeiro” e Flora Dias presente em “Estamos todos na sarjeta, mas alguns de nós olham as estrelas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *